Acadêmica de Pedagogia conquista prêmio nacional
A acadêmica da 5ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Arlete Pires (42), homenageada em março pelo Clube Soroptimista Internacional de Brusque no quesito Oportunidade para Mulheres, conquistou este mês o segundo lugar no concurso nacional do clube. O prêmio foi um cheque de 3 mil dólares.
No ano passado, o clube solicitou a colaboração da Unifebe para que indicasse nomes de mulheres com dificuldade financeira que estudassem na instituição. Elas deveriam ser bolsistas para participar do concurso. A Unifebe indicou vários nomes, entre eles o de Arlete. "Foi uma surpresa esse prêmio, mas veio numa boa hora", disse a estudante, que vai gastar o dinheiro do prêmio na compra de um computador.
A presidente do Clube Soroptimista, Eneida Schaefer, falou do prazer do grupo em auxiliar as pessoas. "O Soroptimista Internacional de Brusque sente-se gratificado por poder ajudar a melhorar a vida dessa mulher e dos filhos dela", declarou.
O programa de prêmios de Oportunidade para Mulheres é o principal projeto da Soroptimista. Através desse programa, clubes em 19 países e territórios ajudam mulheres que são chefes de família - não podem ter maridos que auxiliem no orçamento da casa - oferecendo-lhes os recursos que necessitam para melhorar o nível educacional, habilidades e oportunidades de emprego.
A organização, em vários níveis, distribui anualmente mais de um milhão de dólares em prêmios em dinheiro. As recebedoras, muitas das quais superaram obstáculos enormes, incluindo pobreza, violência doméstica, abuso de drogas e álcool, podem usar estes prêmios para contrabalançar quaisquer custos associados com os esforços para a melhoria do nível educacional.


